Para capturar transações através de seu painel iPag, sugerimos que siga o passo a passo a seguir:
Realize o acesso em seu painel iPag.
Acesse Menu > Administração > Transações:
Procure pela transação que deseja gerenciar através dos filtros ID > número do pedido > nome do cliente > valor > entre outros:
Clique no botão ícone de engrenagem (Ações) para abrir o Painel de Gerenciamento da Transação:
Para capturar a transação, clique em Capturar Pagamento. Aguarde o fim do processamento e verifique o retorno. Uma captura bem sucedida retornará a atualização do campo Situação para 'aprovada e capturada'.
Dúvidas frequentes:
- O que significa 'Capturar um Pagamento'?
A Captura do pagamento é a efetivação da cobrança no cartão do cliente. Para ser feita a captura, a transação deve estar com status 'Pré-Autorizada'. Existe um prazo limite para a transação ser capturada, que varia conforme a adquirente, podendo ser de 5 a 29 dias.
- Por que minhas transações não estão sendo capturadas?
É possível que alguma configuração esteja influenciado no fluxo do pagamento, e alguns pontos devem ser considerados:
- Verifique se na Configuração dos métodos de pagamento, o método configurado está com a opção 'Captura Automática' habilitada. Caso não esteja, todas as transações ficarão somente como pré-autorizadas e você terá que efetuar a captura manualmente.
- Se você possuir o antifraude configurado em sua conta, dependendo das configurações, você terá que efetuar a captura manualmente. É possível configurar o comportamento do antifraudes, sendo que ele pode deixar a decisão de capturar manualmente conforme o Score. Saiba mais sobre a configuração do antifraudes aqui.
- Por que não consigo capturar o pagamento?
Verifique sempre a data em que a transação foi criada. As transações têm um prazo limite para serem capturadas, que variam conforme a adquirente, podendo ser de 5 a 11 dias úteis.
Caso ainda esteja dentro da data limite, pode ser que esteja ocorrendo algum erro na comunicação com a adquirente, e você deverá informar nosso suporte no e-mail suporte@ipag.com.br, informando o nome cadastrado no iPag, o número do pedido e o que está acontecendo.
- Depois que o pagamento foi capturado, é possível cancelar?
Geralmente sim. Cada adquirente tem uma política de cancelamento, e em algumas situações pode não ser possível. Para cancelar a transação, basta seguir os passos de cancelamento. Veja como Cancelar
- É possível Capturar uma transação cancelada?
Não. Uma vez cancelada, a transação não pode mais ser alterada.
- Capturei a transação, mas em minha loja o pedido ainda não foi atualizado. Como proceder?
Geralmente quando o status de uma transação é alterado, o iPag sincroniza a transação com a loja. Caso não tenha sido sincronizado corretamente, você pode fazer a sincronização automaticamente. Veja como Sincronizar
Informações Extras:
Caso tenha realizado a tentativa de captura, e mesmo assim a transação continuar com status pré-autorizado, tente atualizá-la. Permanecendo no mesmo status verifique se a data da transação passou de 5 (cinco) dias úteis para a captura ser realizada. Normalmente uma transação que foi apenas pré-autorizada, ela tem um prazo de 5 para ser capturada manualmente a partir da data da pré-autorização. Esse prazo varia de adquirente para adquirente.
Passado esse prazo a transação é cancelada automaticamente na adquirente, e o iPag não recebe atualização sobre esse cancelamento.
Veja também:
Dúvidas ou Sugestões? Envie um e-mail para suporte@ipag.com.br
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